Esparguete à bolonhesa

Com esta receita termina a recordação do meu primeiro livro de culinária. Uma bolonhesa é uma receita básica e que poderá ter inúmeras utilizações, desde um esparguete à bolonhesa a uma lasanha, entre outros. Por ser uma receita muito versátil e rápida, costumo sempre fazer em maior quantidade e congelar para outros pratos em dias em que o tempo falta.

ESPARGUETE À BOLONHESA
 
Ingredientes:
400 grs de carne picada
1 cebola
1 colher (de sopa) de concentrado de tomate
2 colheres (de sopa) de óleo
Sal
Orégãos
Pimenta

Esparguete
Manteiga
2 colheres (de sopa) de sal

Modo de preparação:
Deite 2 colheres de óleo numa frigideira e deixa aquecer. Aloura a carne mexendo com uma espátula. Pica a cebola grosseiramente. Junta a cebola, depois 1 colher de concentrado de tomate, orégãos e 1 copo pequeno de água. Tempera com sal e pimenta. Deixa o molho cozer suavemente enquanto preparas o esparguete. Vigia-o e, se tornar demasiado espesso, junta um pouco de água.
Deita bastante água numa panela grande e junta 2 colheres de sopa de sal. Assim que a água ferver em cachão, introduz a massa e mexe. Geralmente são precisos 12 minutos de fervura. Escorre-se. Deita o esparguete num recipiente fundo e junta-lhe 1 boa colher de manteiga. Rega com o molho da carne.
Nota: Em vez do óleo eu usei azeite. No final retifiquei os temperos com um pouco mais de concentrado de tomate, massa de alho e piri piri.

Comentários

  1. Lembro-me tão bem!!! Que bom é recordar!!
    Hoje faço vezes sem conta! Gosto imenso e a ideia de congelar é óptima para os dias mais atarefados.
    Beijinho e obrigada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares