Malassadas

A segunda receita dedicada ao Carnaval são as Malassadas, nome dado na ilha de São Miguel para um género de massa frita, ao qual variando alguns ingredientes e formato podem ser também chamadas de filhoses em outras ilhas como é o caso do Faial. Mesmo dentro da ilha de São Miguel existem diversas variantes desta receita que passa essencialmente por colocar ou não colocar três ingredientes: Sumo e raspa de laranja, raspa de limão e aguardente. Aqui fica uma das receitas e os votos de um feliz dia de amigas, sim porque hoje é a terceira quinta-feira antes do Carnaval e o dia é dedicado a “elas”.
Ingredientes:
550 grs de farinha tipo 65
11 grs de fermento seco granulado para pão
25 grs de açúcar (+- 2 colheres de sopa)
30 grs de manteiga amolecida
3 ovos
Sumo de uma laranja
Leite de modo a perfazer 270 grs em conjunto com o sumo de laranja
20 grs de aguardente

Modo de preparação:
Num recipiente coloque o sumo de laranja, o leite, o sal, a manteiga e o fermento. Misture bem para dissolver o fermento. Junte a aguardente e o açúcar. Depois alternadamente a farinha e os ovos até obter uma massa homogénea. Deixe levedar aproximadamente uma hora, até a massa duplicar de volume. 
Coloque, depois da massa levedar, o óleo a aquecer e com as mãos também untadas com óleo, tire pedaços de massa e estique-a com cuidado para ficar mais fininha no centro. Leve a fritar de ambos os lados. O óleo não deve estar muito quente para não queimar. Depois de fritas coloque-as a escorrer em papel absorvente e passe-as por açúcar.

Comentários

  1. Ui, ui, o que temos aqui?! Nem me digas nada! Este fim de semana perdi a oportunidade de comer duas ou três ainda quentinhas! A minha mãe fez no sábado à noite, as dela são maravilhosas, e por causa de um entupimento na canalização da minha cozinha não pude lá ir! Só comi no dia seguinte, estavam boas, mas não tão boas como quando acabadas de fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares