Bolo Red Velvet ou Veludo Vermelho

E o amor anda no ar... amanhã celebra-se o Dia de São Valentim ou Dia dos Namorados. Conta a história que "O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. in wikipédia
Para celebrar o amor e porque o vermelho é o melhor sinónimo do mesmo. Aqui fica a receita do bolo Red Velvet ou Veludo Vermelho. Amanhã colocarei aqui a receita da cobertura de queijo creme, uma excelente combinação para este bolo.

Ingredientes:
5 chávenas de farinha de trigo sem fermento
2 colheres (de chá) de bicarbonato de sódio
4 colheres (de sopa) de cacau
1 colher (de chá) de sal
2 chávenas de buttermilk
2 colheres (de chá) de essência de baunilha
3 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
4 ovos
2 colheres (de chá) de vinagre branco
2 colheres (de sopa) de corante alimentar vermelho Natal

Modo de preparação:
Comece por preparar o buttermilk. Junte às 2 chávenas de leite, 2 colheres (de sopa) de sumo de limão e deixe repousar 10 minutos.
Num recipiente coloque a farinha peneirada, o bicarbonato, o cacau e o sal misture tudo e reserve. Numa batedeira coloque o açúcar e o óleo e bata a uma velocidade média até ficar homogéneo. Adicione o corante até ficar todo bem misturado, batendo devagar. Alternadamente misture os ingredientes secos com o buttermilk, começando com os secos e terminando com os secos. Retire a taça da batedeira e envolva o vinagre nesta massa, sem bater. Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada n.º 26 e leve ao forno pré-aquecido a 170º C. Não abra o forno nos primeiros 30 minutos e verifique se está cozido com o teste do palito. Depois de cozido deixe arrefecer e desenforme.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares