Caramelos

Quando falo em caramelos a primeira recordação que me vem à memória, são os caramelos do “Medalhas”. O “Medalhas” era uma loja típica da cidade da Horta que vendia um pouco de tudo. Lá podia se encontrar desde os inhames que vinham em sacas dos Cedros, à marmelada e o queijo avulso, as botas para os lavradores e o copinho de vinho para ganhar forças e seguir viagem. Logo à entrada em cima do balcão, um frasco de vidro guardava os preciosos caramelos, umas doces barrinhas douradas que eram vendidas embrulhadas em simples papel branco, convidando os mais guloso a entrar. Hoje este estabelecimento desapareceu dando lugar a um renovado restaurante da mesma família e com o mesmo nome, ficando apenas a recordação de outros tempos.

Ingredientes:
1 kg de açúcar
1 l de leite
2 colheres (de sopa) de manteiga
1 colher (de sopa) de cacau
Modo de preparação:
Coloque todos os ingredientes num tacho e leve ao lume médio, mexendo até dissolver o cacau e o açúcar. Deixe esta mistura sempre em lume médio por mais ao menos 1h30m até fazer um ponto de estrada largo, mexendo de vez em quando, para que o leite não venha para cima e não ferre no fundo do tacho. Coloque depois num pírex untado e deixe solidificar, antes de endurecer totalmente corte em quadrados

Comentários

  1. Há que tempos que não faço caramelos! Lembro-me de em miúda ver a minha mãe a fazer a adorava ir ajudar a mexê-los! É claro que a minha parte preferida era quando ela começava a cortá-los e eu ia comendo as beiras! Vou-te roubar um! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares