Caracois de canela

De tantas vezes ouvir falar da sua paixão por estes pãezinhos... a prenda não podia ser outra, neste dia em que se festeja a vida de uma pessoa especial.
Ingredientes:
Massa:
10 grs de fermento de padeiro
1/2 chávena de água
50 grs de açúcar
1/2 chávena de leite 
75 grs de manteiga
1 colher (de chá) de sal
2 ovos médios
500 grs de farinha de trigo

Recheio:
100 grs de manteiga derretida
150 grs de açúcar amarelo
2 colheres (de sopa) de canela em pó

Cobertura:
55 grs de manteiga
2 chávenas de açúcar fino
1/2 colher (de chá) de baunilha
6 colheres (de sopa) de àgua

Modo de preparação:
Num recipiente misture o fermento com água morna para dissolver. Num recipiente maior coloque o açúcar, o leite, a manteiga derretida, sal e os ovos. Mexa e junte metade da farinha, depois o fermento e depois o resto da farinha, amassando até obter uma massa pegajosa. Continue a sovar a massa, se necessário acrescente um pouco mais de farinha de forma a que a massa não apegue mais às mãos. Tape a massa e reserve no forno apagado, por cerca de uma hora até dobrar de volume.
Baixe a massa com as mãos para tirar o ar. Polvilhe uma superfície com farinha e estique a massa com o rolo, formando um retângulo de 20x40cm. Pincele com manteiga derretida e polvilhe com o açúcar misturado com a canela. Enrole como se fosse uma torta bem apertadinha. Com uma faca corte cerca de 10 a 12 pedaços e coloque num tabuleiro forrado de papel vegetal, deixando algum espaço entre cada um. Coloque o tabuleiro no forno apagado e deixe levedar por cerca de 45 minutos. 
Passado esse tempo ligue o forno a 180ºC e deixe os cozer por 30 minutos ou até estarem dourados.
Tire do forno e enquanto arrefece faça a cobertura, num tacho derreta a manteiga, junte o açúcar e a água e mexa até fazer um glacé. Cubra os caracóis com este preparado.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares