Pãezinhos de Deus

Dia 1 de Novembro, a igreja católica celebra o "Dia de todos os santos" e em Portugal as crianças saiem neste dia à rua, em ranchos ou sozinhas, lá vão batendo a cada porta e pedindo "Pão por Deus" e depois de receberem uma guloseima ou uma moeda, despedem-se dizendo "Seja por alma dos seus". Cá por casa criamos mais uma tradição e neste dia vamos para a cozinha e preparamos pãezinhos de Deus.

Ingredientes para o pão:
500 grs de farinha de trigo
150 grs de açúcar
2 ovos
1 saqueta de fermento seco
100 grs de manteiga
1 dl de leite morno
raspa de limão
1 ovo para pincelar

Ingredientes para a cobertura:
1 ovo 
90 grs de côco ralado
2 colheres (de sopa) de açúcar
açúcar em pó para polvilhar

Modo de preparação:
Coloque numa tigela o fermento com um pouco de água morna e deixe repousar enquanto prepara os restantes ingredientes. Em outro recipiente coloque a farinha, o açúcar, forme uma cova e coloque lá os ovos, a manteiga derretida, o leite, a raspa de limão e o fermento. Amasse bem todos os ingredientes até obter uma massa homogénea e elástica. Deixe levedar até dobrar de volume. 
Forme bolinhas e deixe novamente levedar. Bata o ovo e pincele os bolinhos. Misture o resto do ovo batido com os restantes ingredientes da cobertura e distribua este preparado por todos os bolinhos. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Quando retirar do forno polvilhe com açúcar em pó.

Comentários

Mensagens populares